domingo, 14 de novembro de 2010

Tempo de Advento na paróquia de S. Mamede de Guisande

velas_do_advento

 

No final da Missa de ontem, Sábado, o Padre Agostinho transmitiu à comunidade algumas iniciativas que quer implementar na paróquia à volta da vivência do importante e significativo Tempo do Advento, que é a preparação para o Natal, para a vinda de Jesus.
É verdade que a nossa paróquia não tem enraizada essa tradição, mas certamente que será bem acolhida até porque sabemos que já há algumas famílias que procuram ter presente esta dinâmica.
Para o efeito, pretende-se que em cada casa, em cada família, por cada Domingo do Advento, seja acendida uma vela, simbolismo da Luz de Cristo que há-de vir. A família deve envolver-se na partilha desse simbolismo.
Também se pretende que cada família viva o Advento de forma caritativa e solidária, devendo para o efeito doar algo que depois possa ser devidamente encaminhado para alguma instituição de apoio social. A doação poderá ser em dinheiro mas também em géneros alimentícios ou de outra natureza e que possa servir ao propósito.
Também em cada Missa do Advento, pretende-se que a comunidade se envolva na componente da oração pelo que se espera alguma dinâmica cerimonial envolvendo a comunidade em geral e os grupos da paróquia.
Deseja-se que estas dinâmicas sejam participadas e que acolham a envolvência da comunidade pois servem para fortalecer a nossa vivência religiosa, familiar e comunitária.

 

lone_candle_md_wht lone_candle_md_wht lone_candle_md_wht lone_candle_md_wht

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Solenidade do Dia de Todos-os-Santos

 

Homilia da Solenidade do Dia de Todos-os-Santos


Queridos irmãos e irmãs: "- Vi uma multidão imensa que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Uma multidão imensa na Casa do Pai glorifica eternamente o Criador".


No calendário litúrgico celebramos a memória dos Santos e Santas, apóstolos, mártires, papas, bispos, sacerdotes, religiosas, todos estes com um dia especial que a Igreja fixou como exemplos de vida a serem seguidos e imitados.
Estes santos fazem parte do projecto pedagógico de Salvação. Hoje celebramos a solenidade de Todos-os-Santos. Aqueles homens e mulheres que não estão contemplados no calendário litúrgico e aqueles que estão. Porém, não num calendário mas inscritos no livro sagrado do próprio Deus. Homens que escutando a Palavra de Jesus guardaram-na e fizeram-na frutificar. Homens que aderiram ao projecto de Deus, doando a sua existência, o seu tempo, os seus bens para construírem um reino de justiça e de paz. Simplesmente eram e são homens e mulheres com qualidades, defeitos e problemas como os outros, mas que levaram a sério o seguimento de Cristo. O extraordinário da sua vida consistiu em viver com profundidade a Fé, a Esperança e a Caridade.


Os santos que hoje celebramos, não foram nem são pessoas anormais ou à margem da realidade; Não há santo possível sem valores humanos e sem uma viagem de maturidade pessoal porque não pode haver santos sem amor a Deus e aos irmãos. E o amor neste sentido não é passivo mas activo.  Os santos realizaram na sua vida o plano do Reino de Deus que as Bem-Aventuranças contém para todos. Eles foram, como Jesus, os pobres em espírito que, completamente vazios do seu próprio eu, estiveram totalmente disponíveis diante de Deus para fazerem crescer os seus dons e talentos. Foram sempre cristãos verdadeiros porque a santidade exige um caminhar contínuo sem parar nem se desviar como homens e mulheres conduzidos pelo espírito, pelo espírito que nos transforma em imagem de Cristo se nós colaborarmos.


Assim irmãos e irmãs, este dia tão universal e tão de todos, é também o mais particular e mais próprio de cada um porque hoje se celebram os santos de cada nação, os santos de cada reino, os santos de cada religião, os santos de cada cidade, os santos de cada família. Este dia é somente nosso para celebrar santos de nossa família de sangue.
Fazemos pois esta festa a nossos pais, a nossos avós, a nossos irmãos e os que tendes filhos no céu, ou inocentes ou adultos, fazeis também festa hoje a vossos filhos, todos estes que semearam o bem e o amor no coração de cada pessoa. Portanto, pela bem-aventurança que hoje escutamos, seja a oportunidade de nos santificarmos, entrarmos no plano de salvação do próprio Deus.
Procuremos semear o bem, a justiça, o amor em nome de Cristo para que depois outros nos celebrarão a nós.

 


Guisande, 1 de Novembro de 2010
- Padre Arnaldo Farinha